Qual a função do medicamento Dolamin?
O Dolamin é um medicamento bastante utilizado para aliviar dores, inflamações e febre. Ele é composto por duas substâncias ativas: dipirona sódica e ação anti-inflamatória.
Indicações
- Dor de cabeça
- Dor de dente
- Dor nas costas
- Dor muscular
- Dor pós-operatória
- Inflamações
- Febre
Como funciona no organismo?
A dipirona sódica age no sistema nervoso central, inibindo a produção de prostaglandinas, que são substâncias que causam dor e inflamações no corpo. Já a ação anti-inflamatória, como o próprio nome sugere, age diretamente nas inflamações, reduzindo a vermelhidão, inchaço e dor no local afetado.
Posologia
A dosagem do medicamento deve ser prescrita pelo médico, de acordo com o peso, idade e condição de saúde do paciente. Em geral, é recomendado tomar de 1 a 2 comprimidos de 500mg, de 4 em 4 horas, não ultrapassando 8 comprimidos por dia.
Contraindicações
O Dolamin é contraindicado para pacientes com alergia à dipirona sódica, doenças do sangue, asma, úlceras no estômago, entre outras condições que devem ser avaliadas pelo médico. Além disso, não é recomendado o uso durante a gravidez e amamentação.
Efeitos colaterais
Assim como qualquer medicamento, o Dolamin pode causar alguns efeitos colaterais, como náuseas, vômitos, alergias, queda de pressão arterial, entre outros. Se houver alguma reação adversa, é importante procurar imediatamente um médico.