Gliclazida: Para que serve?
O que é gliclazida?
A gliclazida é um medicamento utilizado no tratamento de diabetes tipo 2. Ela pertence à classe dos hipoglicemiantes orais, que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue.
Como a gliclazida funciona?
A gliclazida age estimulando as células beta do pâncreas a produzirem mais insulina, o hormônio que ajuda o corpo a utilizar a glicose como fonte de energia. Ela também diminui a produção de glicose pelo fígado e aumenta a sensibilidade à insulina nos tecidos periféricos.
Para que serve a gliclazida?
A gliclazida é indicada para o tratamento de diabetes tipo 2, em casos em que a dieta alimentar e a prática de exercícios físicos não são suficientes para controlar os níveis de açúcar no sangue. Ela pode ser utilizada sozinha ou em combinação com outros medicamentos hipoglicemiantes orais ou insulina.
Como usar a gliclazida?
A gliclazida deve ser tomada por via oral, com um copo de água, antes ou durante as refeições. A dose e a frequência de administração devem ser definidas pelo médico, levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente.
- Não interrompa o uso da gliclazida sem orientação médica;
- Informe o seu médico sobre qualquer outra medicação que esteja utilizando;
- Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas durante o tratamento com gliclazida.
Quais são os efeitos colaterais da gliclazida?
Assim como qualquer medicamento, a gliclazida pode causar efeitos colaterais em alguns pacientes. Os mais comuns incluem:
- Hipoglicemia;
- Náusea;
- Vômito;
- Dor de cabeça;
- Tontura;
- Fadiga;
- Erupções cutâneas.
Se você apresentar algum desses sintomas, informe o seu médico imediatamente.