Pular para o conteúdo



Dieta Flexível: O que é e como funciona?

Dieta Flexível: O que é e como funciona?

Conheça a dieta flexível, uma abordagem nutricional que permite flexibilidade na escolha dos alimentos e pode ajudar na perda de peso.

O que é a dieta flexível?

A dieta flexível, também conhecida como IIFYM (If It Fits Your Macros), é uma abordagem nutricional que não restringe nenhum tipo de alimento, desde que respeite as quantidades de macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras) estabelecidas para cada indivíduo.

Isso significa que é possível incluir alimentos considerados “proibidos” em outras dietas, desde que sejam consumidos dentro das necessidades nutricionais diárias de cada um.

Como funciona a dieta flexível?

Para seguir a dieta flexível, é necessário calcular a quantidade de macronutrientes que o seu corpo precisa, levando em consideração fatores como idade, peso, altura, sexo e nível de atividade física.

A partir desses dados, é possível definir as proporções ideais de proteínas, carboidratos e gorduras para cada indivíduo. Esses valores são chamados de macros.

Uma vez que se conhece as quantidades de cada macronutriente que devem ser consumidas diariamente, é possível escolher os alimentos que serão consumidos ao longo do dia, desde que estejam dentro das quantidades estabelecidas.

Por exemplo, se uma pessoa precisa consumir 150g de proteína, 200g de carboidratos e 50g de gorduras por dia, ela pode escolher os alimentos que quiser, desde que respeite essas quantidades.

Quais são os benefícios da dieta flexível?

  • Flexibilidade na escolha dos alimentos
  • Maior adesão à dieta, já que não há restrições alimentares severas
  • Possibilidade de incluir alimentos que são considerados “proibidos” em outras dietas
  • Pode ajudar na perda de peso, desde que haja um déficit calórico
  • Pode ser adaptada às preferências alimentares de cada indivíduo

Quais são as desvantagens da dieta flexível?

  • Requer um certo conhecimento em nutrição para calcular as quantidades ideais de macronutrientes
  • Pode ser mais difícil de seguir para pessoas que têm dificuldade em controlar as quantidades de alimentos que consomem
  • Não leva em consideração a qualidade dos alimentos consumidos, apenas as quantidades de macronutrientes
  • Não é indicada para pessoas com problemas de saúde que necessitam de dietas específicas