Pular para o conteúdo

Entenda a relação entre dor de crescimento e artrite juvenil.


Existem sim dores de crescimento! Essa é uma dor que acomete crianças justamente na fase em que estão crescendo muito, normalmente crianças de 2 a 3 anos e até adolescentes.
Mas afinal, como é essa dor de crescimento? É importante saber que ela tem algumas características específicas. Essa dor de crescimento acomete mais as crianças e adolescentes no final do dia, depois de um dia de intensas atividades, brincadeiras, corridas e jogos de bola, por exemplo. A criança vai para casa e começa a reclamar de dor nos membros, geralmente nos membros inferiores, principalmente na região das canelas.
Essa dor de crescimento é muito importante a gente observar uma coisa: ela não tem nenhum sinal de chaço no local, vermelhidão, calor e não é um ponto doloroso específico em que a gente aperte a criança. É uma dor um pouco difusa, melhora muito com uma massagem e durante a noite a criança vai dormir, esquece da dor e no dia seguinte está pulando e brincando normalmente.
Agora existem outras situações que podem acometer crianças pequenas, inclusive de 2 a 3 anos e adolescentes, e que merecem nossa atenção. É quando a dor nos membros inferiores ou superiores, ou nas articulações, vem acompanhada de algum outro sinal ou sintoma, principalmente inchaço no local, vermelhidão, calor e ador quando a gente aperta, sentem pontos que dói. Há vários diagnósticos para esse quadro de sinais e sintomas que vem junto com essa queixa de dor em crianças pequenas e adolescentes.
Se isso acontecer, a gente tem que estar muito atento, pois um dos diagnósticos pode ser artrite idiopática juvenil, que acomete crianças, repito de novo, pequenas e adolescentes, e que dá dor nos membros superiores e inferiores, nas articulações, junto com esses sinais que eu já falei para vocês.
Então, se você tiver alguém, conhece alguém ou um filho seu tem essa queixa, fique atento! A gente tem que fazer o diagnóstico, porque quanto antes a gente faz, melhor a qualidade de vida dessas crianças, adolescentes e futuros adultos. Essa é uma situação crônica, mas que o diagnóstico precoce favorece a qualidade de vida.
Quem pode fazer esse diagnóstico? Reumatologista infantil! Então, se você tiver alguma criança com dois membros com inchaço (vou repetir: inchaço, vermelhidão e calor) e dor intensa, procure um reumatologista infantil. Quanto antes o diagnóstico, melhor! Saber é também qualidade de vida.
Fonte: Dor de Crescimento e Artrite Idiopática Juvenil por Dra Ana Escobar