E o que é prolapso da valva mitral? É alguma doença grave? Eu preciso me preocupar com isso? Tem algum tratamento específico para isso? Se você tem algumas dessas dúvidas, vem comigo aqui no vídeo que eu vou explicar para vocês tudo isso.
Música
Olá pessoal, eu sou Doutor Júlio Marçal e sejam muito bem-vindos ao meu canal. No vídeo de hoje, a gente vai conversar sobre o prolapso da valva mitral. Mas antes de começar o vídeo, eu peço para você deixar seu like, se inscrever no canal e me seguir nas redes sociais.
Então, vamos lá. Primeiramente, antes de tudo, a gente precisa entender como que é o funcionamento da válvula mitral e o que é também a valva mitral.
A valva mitral é como se fosse uma comporta que separa duas câmeras do nosso coração. Ela separa o átrio esquerdo do ventrículo esquerdo e permite o fluxo do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo e não permite que esse fluxo do ventrículo esquerdo retorne para o átrio esquerdo. Essa é a valva mitral.
Entendendo isso, a gente agora vai conseguir entender melhor o que é o prolapso dessa válvula. Imagine assim o fechamento daquela válvula, daquelas comportas que eu estava falando, elas acontecem num plano da válvula. Quando esse fechamento acontece um pouco mais atrás desse plano de fechamento normal, isso a gente chama de prolapso da valva mitral. E para facilitar, eu vou mostrar aqui para vocês um exemplo do exame que a gente detecta isso, que é o ecocardiograma, que também é chamado de ultrassom do coração.
Nesse exemplo aqui, você pode notar aqui o átrio esquerdo, o ventrículo esquerdo e essa estrutura aqui é a valva mitral. Isso aqui é um exemplo do funcionamento normal de uma válvula mitral, o fechamento dos folhetos acontece próximo aqui do plano da valva, como vocês podem ver aqui nesse exame.
Agora, nesse outro exemplo aqui, você pode notar o fechamento dos folhetos da valva que está acontecendo um pouco atrás do plano normal de fechamento da válvula. E dependendo da distância que acontecer esse fechamento, a gente classifica com o prolapso da valva mitral.
Mas e aí, isso aí é uma doença grave? Eu preciso me preocupar? Eu preciso fazer algum tratamento específico?
Na sua maioria, o prolapso da valva mitral isolado, ele não vai te dar nenhum sinal, nenhum sintoma e não vai te dar nem uma dor de cabeça também e não precisa de nenhum tratamento específico. Porém, em alguns poucos casos de prolapso da valva mitral, ele pode acontecer secundariamente a uma doença degenerativa da válvula. Isso pode ser tanto de caráter congênito quanto de caráter adquirido ao longo da sua vida. Nesses casos, você pode apresentar sinais e sintomas. Porém, isso vai estar associado com a disfunção ocasionada na valva mitral secundária a todo esse processo.
O objetivo nesses casos, infelizmente, é a pessoa vai ter os sintomas e pode oscilar tanto de arritmias quanto os sinais de insuficiência cardíaca, aquele coração mais enfraquecido. E nesses casos, você vai precisar sim de tratamento específico. Porém, como eu disse, isso aí acontece na minoria dos casos. E a gente consegue delimitar tudo isso aí, todas as alterações estruturais na sua válvula e toda essa disfunção da válvula com base no seu ecocardiograma e, nestes casos, a gente vai considerar a terapia medicamentosa para controlar os sinais e sintomas e, em última instância, a gente tem que considerar a terapia cirúrgica que é a troca da válvula.
Então é isso pessoal, espero que vocês tenham gostado, espero que esse vídeo tenha sido bastante explicativo para todos vocês. E não se esqueçam, deixe seu like, se inscreva no canal, deixe também seus comentários e compartilhe esse vídeo com seus amigos, com seus parentes e quem mais quiser saber a respeito desse assunto.
Um grande abraço e até os próximos vídeos.
Fonte: O que é prolapso da valva mitral? por MedTV – DrJulioMassao