Anúncio da Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo
A Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo nega a existência de uma epidemia de sarna nas escolas da região da Grande Lisboa. De acordo com as autoridades, os casos registados estão dentro dos valores normais. Apesar de ser altamente contagiosa, a sarna está conectada com falta de higiene. Mas os casos de sarna registados nas escolas da região da Grande Lisboa estão dentro dos valores normais. Não estamos numa situação epidêmica.
O que é sarna e como se transmite
A sarna é uma doença de pele causada pela infecção por um ácaro, cuja característica mais importante é uma comichão intensa. É facilmente transmitida de uma pessoa para outra, por meio de contato próximo, como toque ou compartilhamento de roupas.
- Geralmente, é transmitida por contato íntimo e por contactos próximos.
- As crianças têm um papel particularmente importante, pois têm um contato mais próximo entre si.
- A sarna é uma situação frequente nos países de clima temperado, com mais incidência no inverno.
Tratamento e prevenção
O tratamento é rápido e eficaz. Todas as crianças portadoras de sarna devem ser tratadas. Além disso, é importante tratar a roupa e a casa das pessoas infectadas, incluindo a lavagem a 60 graus, secagem em máquina de secador ou ferro na roupa. É importante que a roupa das pessoas infectadas seja lavada separadamente. As toalhas e roupas de cama também devem ser lavadas.
- Na ausência de lavagem, a roupa pode ser colocada dentro de um saco plástico e fechada por pelo menos uma semana.
- As autoridades locais estão a acompanhar a situação.
Este é um problema comum, mas não é preciso entrar em pânico. O tratamento e a prevenção são simples e eficazes.
Fonte
Escabiose, como esta é transmitida, os seus sintomas e formas de tratamento. por Admin. Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo