Pular para o conteúdo

Tétano: causas, sintomas, prevenção e tratamento eficaz.

Esclarecimentos sobre o Tétano

Olá, eu sou Nasci e no vídeo de hoje trago alguns esclarecimentos sobre o tétano. As informações desse vídeo não pretendem substituir a consulta médica. Esse vídeo traz informações para fins estritamente educativos e se você está em busca de mais informação e conhecimento, te convido a se inscrever aqui no canal e ativar o Sininho de notificações. Porque toda semana eu trago conteúdos novos para auxiliar na sua formação e desenvolvimento da sua carreira.

O que é Tétano?

O tétano é uma doença grave e infecciosa causada pela toxina da bactéria Clostridium tetani. Essa bactéria pode produzir esporos, que é uma forma de resistência bacteriana. Em ambiente desfavorável, a bactéria produz esses poros que permitem que a bactéria sobre a forma de espólio sítio dormente por muito tempo até que as condições fiquem mais propícias. Esses esporos bacterianos podem ser encontrados em fezes de animais e de seres humanos, terra e objetos que podem penetrar através da pele rompida de indivíduos, por exemplo, em arranhões e machucados.

Causas

Antigamente, as pessoas acreditavam que o tétano atingiria somente quem entrasse em contato com pregos enferrujados. Mas hoje em dia já se sabe que os esporos bacterianos podem estar em outros locais, como na terra, objetos contaminados e não somente em objetos enferrujados. Quando a pele tem algum machucado ou arranhão, pode ocorrer a entrada dessa bactéria.

Fatores de Risco

O maior fator de risco é a pessoa não ter tomado a vacina contra o tétano. Muitas pessoas adultas nunca tomaram essa vacina nem tiveram doses de reforço que deve ser tomada a cada 10 anos. As crianças menores de cinco anos têm a vacinação obrigatória determinada pelo Ministério da Saúde. Essa vacina faz parte do calendário regular de vacinação, a tríplice contra tétano e depois dupla contra o tétano e difteria. Crianças e adultos podem tomar a vacina contra o tétano em qualquer unidade básica de saúde gratuitamente. E você já ouviu falar do tétano Neonatal, que atinge o recém-nascido até 28 dias após o parto? Isso acontece quando o cordão umbilical é cortado por instrumental não higienizado.

Sintomas

A toxina produzida pela bactéria Clostridium tetani acomete o sistema nervoso central, causando rigidez muscular em todo o corpo. O paciente contaminado pela bactéria também tem febre, pressão alta e batimentos cardíacos acelerados e espasmos musculares. Em função da doença, acontece quando ocorre toque na pessoa e exposição à luz. Também pode acontecer o trismo, que é a dificuldade em abrir a boca, e o riso sardônico, quando o rosto congela em um riso forçado em função da contração muscular dos músculos da face. O maior risco é a contratura muscular atingir os músculos respiratórios como diafragma, causando o óbito com o paciente.

Diagnóstico

O diagnóstico de tétano é clínico caso os sintomas e também experimentos na pele, por onde os esporos bacterianos podem ter um Pátio.

Tratamento

São utilizados antibióticos, relaxantes musculares e imunoglobulina antitetânica. O soro antitetânico também pode ser utilizado para o tratamento da doença.

Promoção

A melhor forma de se prevenir o tétano é através da vacina contra o tétano. No caso de crianças menores de cinco anos, faz parte da carteira de vacinação instituído pelo Ministério da Saúde. Essa vacina também está disponível para adultos na rede pública. Lembrando, produto deve tomar o reforço da vacina a cada dez anos. Lembrando também que temos uma playlist aqui no canal falando sobre as doenças que podem ser prevenidas através da vacinação. Não deixe de assistir porque esses vídeos estão bem completos. Eu fiz todos com muito carinho para ajudar você. Eu vou deixar o link aqui na descrição, tá bom? E se você chegou até aqui, deixa o seu like que ajudando muito do meu trabalho e assim eu posso continuar trazendo mais vídeos aqui. Por favor, comenta aqui embaixo mais assuntos que você gostaria que eu trouxesse aqui para o canal. Eu espero você no próximo vídeo. Até lá!

Fonte
TÉTANO – Causas, Sintomas, Fatores de Risco, Diagnóstico, Prevenção e Tratamento por Enfermagem Florence