Pular para o conteúdo

Fique por dentro da Hepatite C e como afeta o fígado (59 caracteres)

Hepatite C: O que você precisa saber

A hepatite c é uma inflamação do fígado causada por um vírus transmitido principalmente pelo sangue contaminado. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, existem atualmente quase 200 milhões de pessoas com hepatite c no mundo, das quais 90% não sabem que têm a doença. No Brasil, aproximadamente 2 milhões de brasileiros têm hepatite c, e a maioria não sabe que tem a doença.

Formas de contaminação

  • Transfusões de sangue ou derivados de sangue em épocas em que os bancos de sangue não realizavam a pesquisa do vírus;
  • Compartilhamento de seringas, agulhas e instrumentos utilizados por manicures, tatuadores e durante a colocação de piercings;
  • Contaminação da mãe infectada para o filho durante a gravidez ou o parto;
  • Casos mais raros de contaminação através de contato sexual com múltiplos parceiros.

Diagnóstico e prevenção

O diagnóstico da hepatite c pode ser feito através de um exame de sangue (anti-HCV). Se o exame for positivo, o paciente poderá ser encaminhado para exames complementares nos postos de saúde. O sistema de saúde disponibiliza o teste rápido, que é um teste de uma gotinha de sangue para detectar o anti-HBC. Caso seja positivo, não precisa ficar alarmado, pois poderá acompanhar pela equipe especializada em saúde. É importante também realizar um teste confirmatório chamado PCR quantitativo do vírus e fazer a genotipagem para saber o tipo do vírus e a orientação do médico.

Cerca de 70% dos pacientes com hepatite c têm mais de 40 anos. Se esse é o seu caso, peça ao seu médico para fazer o exame, mesmo que não faça parte de nenhum dos grupos de risco. A boa notícia é que a hepatite c tem cura. O tratamento mudou e é mais eficaz, com chance de cura de 90% em três meses. Pacientes graves também poderão ser tratados, como quem tem cirrose, HIV, doença renal ou é transplantado.

A melhor maneira de prevenir a hepatite c é conhecer as formas de contágio e seguir algumas ações de prevenção, como não utilizar drogas injetáveis, não compartilhar objetos de uso pessoal, verificar se os materiais utilizados em exames de sangue são descartáveis, usar camisinha e evitar o consumo de álcool.

Importância da avaliação médica

O fígado é um dos órgãos principais no nosso corpo e a maioria das doenças do fígado não causam qualquer tipo de sintomas. Dois exemplos muito comuns são a hepatite c e a esteato-hepatite. Se o paciente não fizer a avaliação taxas do fígado ou o teste específico para a hepatite c ou uma ultrassonografia de abdome, ele não descobrirá a doença. Por isso, é importante que a população tenha acesso a exames, que nem sempre são simples nem de adquirir na prática no dia a dia no sistema único de saúde.

Por isso, procure o sistema de saúde e seu médico. O SUS fornece gratuitamente as drogas necessárias ao tratamento da hepatite c. Lembre-se de que a prevenção é sempre fundamental para garantir a saúde do seu fígado.

Fonte
Hepatite C – Tudo sobre Fígado por Tudo sobre Fígado