Pular para o conteúdo

Entendendo o hipotireoidismo: sintomas, causas e tratamentos

Hipotireoidismo – O que é e como diagnosticar?

O hipotireoidismo é a diminuição da função da tireóide. A diminuição da função da tireóide é caracterizada pela diminuição dos níveis dos hormônios produzidos pela tireóide, que são T3 e T4, com aumento do TSH, hormônio produzido pela hipófise que estimula o funcionamento da tireóide. Quando falamos de hipotireoidismo subclínico, é o primeiro sinal de que alguma coisa não vai bem com a função da tireóide. Hipotireoidismo subclínico é o aumento do TSH sem a diminuição dos níveis do T3 e T4. Isso já mostra que a tireóide já não está funcionando exatamente como deveria funcionar, e esta condição pode se manter por um período longo.

O diagnóstico das doenças de tireóide é muito fácil, muito simples de ser feito. Ele é feito através das dosagens de sangue dos hormônios de tireóide (T3, T4 livre, TSH) e da ultrassonografia de tireóide. São exames simples, baratos e de fácil realização.

  • Exames de ultrassom de imagem são realizados quando o paciente tem queixa de algum nódulo cervical ou se ele tem na família a história de alguém com algum nódulo de tireóide;
  • Os exames de sangue, especialmente o TSH, podem ser feitos de rotina nos seus exames rotineiros (check-ups) realizados com ginecologistas ou cardiologistas.

É importante que se realize especialmente o TSH justamente para se detectar alguma alteração mínima que já merecia tratamento sem que haja sintomas de hipotireoidismo. Muitas vezes, nós conseguimos diagnosticar e tratar uma alteração de tireóide sem que ela se manifeste, o que é o ideal, pois as consequências desse tipo no longo prazo são ruins por paciente.

Como todas as doenças, hábitos de vida saudáveis e boa alimentação são fundamentais para que a gente evite problemas de tireóide. No entanto, hoje nós sabemos que algumas coisas facilitam uma melhor saúde da tireóide.

  • O nosso sal é um sal iodado. Infelizmente, o brasileiro é um dos povos que mais consome sal no mundo, então é uma das recomendações é que nós tenhamos uma ingestão regulada de sal;
  • Alguns estudos têm demonstrado a importância do selênio para a saúde da tireóide. Uma fonte natural de selênio é a castanha do pará. Então, se recomenda que se ingira uma castanha do pará diariamente.

Mais importante também é que, na suspeita de algum problema de tireóide, você procure o seu médico e realize os exames necessários.

Fonte
O que é hipotireoidismo? por Hospital Alemão Oswaldo Cruz