Dieta USP: Como Funciona e Quais os Riscos
O que é a Dieta USP?
A Dieta USP é um plano alimentar restritivo que promete emagrecimento rápido em apenas 7 dias. Criada na década de 90 pela Universidade de São Paulo, a dieta é dividida em três fases, sendo a primeira a mais restritiva. A proposta é a ingestão de alimentos com baixo teor calórico e ricos em proteínas para que o corpo utilize as reservas de gordura como fonte de energia.
Como funciona a Dieta USP?
A Dieta USP é dividida em três fases, com duração de 7 dias cada. Na primeira fase, é permitido o consumo de apenas alguns alimentos, como ovos, presunto e café sem açúcar. Na segunda fase, são adicionados alguns legumes e verduras, enquanto na terceira fase, é permitido o consumo de frutas e carboidratos integrais.
Apesar de prometer emagrecimento rápido, a dieta é considerada muito restritiva e pode causar diversos problemas de saúde, como desidratação, fraqueza muscular, tontura, irritabilidade e queda de cabelo.
Quais os riscos da Dieta USP?
- Desidratação;
- Fraqueza muscular;
- Tontura e mal-estar;
- Irritabilidade e dificuldade de concentração;
- Queda de cabelo;
- Problemas gastrointestinais;
- Alterações no metabolismo;
- Retorno rápido do peso após o término da dieta.
Por ser muito restritiva, a Dieta USP pode causar diversos problemas de saúde e não é recomendada por nutricionistas e médicos. É importante lembrar que o emagrecimento saudável deve ser feito de forma gradual e com acompanhamento profissional.